quinta-feira, 26 de outubro de 2017

10 Passos para quem quer iniciar um negócio


1 - Defina o portfólio de serviços que irá prestar ou produtos que irá vender e pesquise o mercado e seus prováveis concorrentes.
2 - Defina se o seu negócio será físico, virtual ou ambos.
3 - Se for físico a escolha do ponto é o que vai garantir junto com outras ações a sobrevivência do negócio; Se for virtual a contratação de uma agência para desenvolvimento do site, divulgação e dinamização das vendas é o mais importante.
4 - Faça um planejamento financeiro de quanto irá gastar, desde os gastos mínimos com documentação para a legalização da empresa até o dia da inauguração do empreendimento. Esse planejamento deve conter os gastos de cada etapa e o tempo que será dispendido para a execução.
5 - Procure uma assessoria contábil que ofereça mais do que a gestão tributária dos seus impostos. A contabilidade para as pequenas e médias empresas deve ser uma fonte de informações e apoio que irão de ajudar a tomar as decisões certas para o seu negócio.
6 - Defina a sua ação de vendas e marketing pensando no seu público alvo e nas preferências dele, pois o que da certo para um outro negócio pode não dar certo para o seu por terem públicos diferentes.
7 - Controle as finanças da empresa diariamente e nunca misture a sua conta física com a conta da sua empresa.
8 - Nos primeiros seis meses de vida do seu negócio o ideal é que você não dependa dele para viver, pois pode acabar tirando dinheiro do seu capital de giro para pagar o seu salário e ficar sem ter como reinvestir em novas mercadorias e serviços. Se isso não for possível defina um valor mensal máximo para retirada que não prejudique o caixa da empresa.
9 - Faça um fluxo de caixa projetado com uma visão de pelo menos três meses à frente, isso irá ter ajudar à reagir com antecedência diante de uma possível queda nas vendas ou alta de matéria prima e mercadorias de reposição que podem diminuir a sua margem de lucro.
10 - Quem disse que ser empreendedor seria fácil? Quando aparecer alguma dificuldade, analise cada um dos pontos que talvez tenham passado despercebido. Ponto, preço, prazo, fornecedor, ação de vendas, gestão financeira e gestão administrativa. Em algum lugar você errou, então corrija o erro e recomece, se você chegou até aí com certeza já é um vencedor.